Agência e Operadora de Ecoturismo

e Turismo de Aventura nos

Aparados da Serra

info@verdescanyons.com.br

Trilha das Piscinas do Malacara

Saber Mais »

Pousada Pacatatu

Saber Mais »

Trilha do Rio do Boi

Saber Mais »

Cânion Fortaleza - Caminhada pela parte superior

O cânion Fortaleza encanta por sua grandiosidade e beleza. Neste cânion o relevo suave dos Campos de Cima da Serra se depara com o abismo de até 900 metros de altura.  A vista panorâmica do alto do mirante do Fortaleza é algo indescritível. A cachoeira do Tigre Preto costuma fascinar os visitantes e a Pedra do Segredo representa uma obra de arte esculpida de forma minuciosa pela natureza.

O cânion Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral e, é um dos mais visitados da região. Para chegar aos principais pontos e alcançar os melhores visuais do cânion, é necessário percorrer 3 trilhas.

Trilha do Mirante – A caminhada segue por uma trilha pelo campo e logo após os primeiros minutos chega-se até a borda do cânion. A partir deste ponto a caminhada segue, contornado a borda do cânion e realizando uma subida para alcançar o topo do mirante. Do alto do mirante com mais de 1.100 metros de altitude, o visual de 360° permite contemplar todo o cânion Fortaleza e avistar a planície costeira, as lagoas e algumas cidades litorâneas.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto – A caminhada inicia pelo campo, atravessa uma pequena mata e chega ao rio. Neste ponto as águas do rio correm suavemente sobre a rocha de basalto até precipitar-se formando a cachoeira do Tigre Preto. Para avistar a cachoeira de frente é necessário atravessar o rio, logo acima da queda da água, em um cenário deslumbrante. 

Trilha da Pedra do Segredo – Continuando pela trilha que leva até a cachoeira do Tigre Preto, chega-se a misteriosa Pedra do Segredo. Localizado na encosta do cânion, o bloco de rocha basáltica possui 5 metros de altura e está apoiado em uma base de 50 centímetros, dando a impressão que cairá a qualquer momento. Esta trilha ainda proporciona uma espetacular vista do cânion Fortaleza, em um ângulo oposto ao do mirante.


- Esta atividade é considerada de fácil grau de dificuldade. Mas para realizar a atividade completa é necessário passar por locais com subidas, terreno irregular e atravessar um arroio, onde normalmente é necessário molhar o pé;
- As caminhadas nas trilhas levam em torno de 4 horas de duração, percorrendo aproximadamente 6 km ida e volta. O passeio total, considerando desde o momento da saída de Praia Grande/SC, paradas no município de Cambará do Sul/RS e o retorno, envolve o dia todo;
- O cânion Fortaleza está localizado no interior do Parque Nacional da Serra Geral;
- O Parque é aberto a visitação, todos os dias, das 8:00 h. às 17:00 h.;
- O local não possui infra-estrutura de atendimento aos visitantes. Existindo apenas um banheiro no posto de controle na entrada do parque;
- O cânion Fortaleza está localizado a 60 km de Praia Grande/SC, sendo 15 km de serra. A maior parte deste trajeto é estrada de terra;
- O ideal é realizar esta atividade pela manhã (o quanto mais cedo melhor), porque a tarde é comum a ocorrência de neblina, o que impede a visibilidade.  
- roupas confortáveis p/ caminhada (nunca jeans);
- calçados (tênis ou bota de caminhada c/ meia);
- roupa e calçado reserva para trocar no retorno da trilha;
- mochila pequena de costas;
- boné, filtro solar e repelente;
- máquina fotográfica;
- capa de chuva;
- agasalho ou um corta vento, pois é comum cair a temperatura no decorrer do dia;
- lanche (sanduíches, frutas, barras de cereal, chocolate e duas garrafa de água).

NENHUM VÍDEO ENCONTRADO!