Agência e Operadora de Ecoturismo

e Turismo de Aventura nos

Aparados da Serra

info@verdescanyons.com.br

Trilha das Piscinas do Malacara

Saber Mais »

Pousada Pacatatu

Saber Mais »

Trilha do Rio do Boi

Saber Mais »

Vale da Pedra Branca

O vale da Pedra Branca apresenta cenários surpreendentes aliados aos aspectos culturais e históricos. São belas paisagens naturais, banhos nas piscinas do rio Mampituba, visitas as propriedades agroecológicas, engenho artesanal de cana-de-açúcar e muitos causos e histórias sobre este lugar.

O passeio é realizado basicamente de carro, percorrendo por uma estrada de terra, margeando o rio Mampituba, até chegar ao remanescente Quilombola de São Roque. Durante o percurso vão se desvendando belas paisagens e curiosidades sobre o lugar e cotidiano das pessoas que ali vivem.

A parada na propriedade agroecológica permite conhecer o sistema agroflorestal e degustar o suco proveniente do fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis), também conhecido como suco de açaí.

No engenho artesanal de cana de açúcar é possível acompanhar e conhecer o processo de produção do açúcar mascavo, melado e degustar caldo de cana.

As piscinas naturais do rio Mampituba, convidam para um refrescante mergulho em suas águas completamente límpidas. Durante o banho de rio é possível contemplar a bela paisagem das escarpas do vale da Pedra Branca, cobertas em grande parte por remanescentes da Mata Atlântica.

Na propriedade do senhor Afonso é hora de mergulhar na história deste lugar reconhecido como remanescente Quilombola. Enquanto se saboreia um gostoso suco de morango orgânico e contempla a bela vista para o pico da Pedra Branca, seu Afonso conta histórias e causos que marcaram a vida das pessoas que viveram neste lugar.

Sem dúvida este é um passeio que permite ao visitante interagir e conhecer o cotidiano destas pessoas que vivem no entorno do Parque Nacional e aos pés dos grandes cânions.
- O passeio é considerado de fácil grau de dificuldade, podendo ser realizado por qualquer pessoa;
- O tempo de duração é de aproximadamente 4 a 5 horas;
- São percorridos em torno de 40 km (ida e volta) por estrada de terra em bom estado de conservação;
- É possível realizar o passeio todos os dias da semana, sob agendamento de no mínimo um dia de antecedência.
- roupas confortáveis p/ caminhada (nunca jeans);
- calçados (tênis ou bota de caminhada c/ meia);
- roupa p/ banho no rio;
- roupa e calçado reserva para trocar após o banho de rio;
- mochila pequena;
- toalha;
- boné, filtro solar e repelente;
- máquina fotográfica;
- lanche de trilha leve (frutas, barra de cereal e garrafinha de água).

NENHUM VÍDEO ENCONTRADO!